A Flâmula Azul - Troféu Hales, 1935. |
De acordo com as suas regras informais, a flâmula era atribuída ao navio de passageiros de linha regular transatlântica que batesse o recorde de velocidade média durante a travessia do Atlântico norte na rota Leste/Oeste e também na rota Oeste/Leste.
Foi atribuído pela primeira vez em 1838 ao barco de propulsão a vapor Sirius, à sua chegada a Nova Iorque. Esse recorde foi quebrado no dia seguinte, com a chegada do SS Great Eastern da Great Western Steamship Company.
Recordes
A Flâmula Azul foi ganha principalmente por navios da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, com ganhos ocasionais de embarcações da Itália (em 1933, com o vapor Rex) e da França (com o SS Normandie em 1935 e 1937). O ultimo vapor a ganhar a recompensa foi o navio americano United States em 1952.
Após os anos 1950, e com a fim das linhas regulares de passageiros transatlânticas, a concessão da Flâmula Azul deixou de ser reconhecida porque os seus possuidores não são navios de passageiros da linha transatlântica. Atualmente continua a ser concedido o Troféu Hales, que entre 1935 e 1952 complementou a Flâmula Azul, aos navios que realizam a travessia transatlântica, e que recentemente tem sido ganho por navios multicascos.
O Sirius é considerado o primeiro titular da Flâmula Azul por viajar à New York à 8,03 nós (14,87 Km/h). |
O Adriatic da White Star foi o primeiro da linha à conquistar a Flâmula Azul, em 1872, numa corrida de 14, 65 nós (27,13 Km/h). |
O Germanic foi o segundo da White Star Line à conquistar a Flâmula Azul. e O fez por 2 vezes: 1875 e 1877. |
O Britanic foi o 3º a sagrar o título da Flâmula Azul para a White Star Line em 1876. |
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