O RMS Titanic foi um navio de
passageiros britânico operado pela White Star Line e construído
pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast. Foi a
segunda embarcação da Classe Olympic de transatlânticos depois do RMS Olympic
e seguido pelo HMHS Britannic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander
Carlisle e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e
ele foi lançado ao mar em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o
navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era
supostamente "inafundável".
RMS Titanic |
A embarcação partiu em sua viagem inaugural de
Southampton para Nova Iorque em 10 de abril de 1912, no caminho passando em
Cherbourg-Octeville na França e por Queenstown na Irlanda. Ele colidiu com um
iceberg às 23h40min do dia 14 de abril e afundou na madrugada do dia seguinte
com mais de 1 500 pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em
tempos de paz de toda a história. Seu naufrágio destacou vários pontos fracos
de seu projeto, deficiências nos procedimentos de evacuação de emergência e
falhas nas regulamentações marítimas da época. Comissões de inquérito foram
instauradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, levando a mudanças nas leis internacionais
de navegação que permanecem em vigor mais de um século depois.
Os destroços do Titanic foram procurados por
décadas até serem encontrados em 1985 por uma equipe liderada por Robert
Ballard. Ele se encontra a 3843 m de profundidade e a 650 Km ao sudeste de
Terra Nova no Canadá. Sua história e naufrágio permaneceram no imaginário
popular durante décadas, levando a produção de vários livros e filmes a seu
respeito, mais notavelmente o filme TITANIC de 1997. Até hoje o Titanic
permanece como um dos navios mais famosos da história, com seus destroços
atraindo várias expedições de exploração ao longo dos anos.
Ficha Técnica RMS Titanic
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Proprietário
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Fabricante
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Harland
and Wolff, Belfast
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Data de
encomenda
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17 de
setembro de 1908
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Batimento
de quilha
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31 de
março de 1909
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Lançamento
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31 de
maio de 1911
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Comissionamento
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2 de
abril de 1912
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Viagem
inaugural
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10 de
abril de 1912
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Porto
de registo
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Liverpool,
Inglaterra
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Indicativo
de chamada
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MGY
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Número
do casco
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401
|
Comandante(s)
|
Edward
Smith
|
Estado
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Naufragado
|
Fatalidade
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Afundou
no oceano Atlântico
em 15
de abril de 1912
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Características Gerais
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Tipo de navio |
Transatlântico |
Classe
|
Olympic
|
Deslocamento
|
52.310
t
|
Tonelagem
|
46.328
t
|
Maquinário
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29
caldeiras
2
motores de tripla-expansão
com
quatro cilindros
1
turbina de baixa pressão
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Altura
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53 m
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Comprimento
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269 m
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Boca
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28 m
|
Calado
|
10,5 m
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Propulsão
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2
hélices triplas
1
hélice quádrupla
|
-
|
46 000 hp (34 300 kW)
|
Velocidade
|
21 nós
(39 km/h) (média)
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Tripulação
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892
|
Passageiros
|
2435
|
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