sábado, 12 de novembro de 2016

Mr. Frederick William Barrett



Mr. Frederick William Barrett
Frederick William Barrett, de 28 anos, nasceu em Liverpool. Quando ele assinou-se com o Titanic em 6 de abril, ele deu o seu endereço como 24 King St. (Southampton). Seu navio anterior era o New York. Como um bombeiro principal recebia salários mensais de £ 6 10s.
Barrett estava trabalhando na sala de caldeira 6 no momento da colisão, ele sentiu o impacto do iceberg e depois ouviu um som como trovão rolando para ele enquanto rasgava ao longo do navio:
Uma história gráfica foi contada por Frederick Barrett um foguista principal. Ele estava na seção No. 6, e Shepherd era o engenheiro de plantão: "Há uma face do relógio no stokehole e uma luz vermelha sobe para 'Stop'. Eu estava conversando com o Sr. Hesketh quando a luz vermelha surgiu, e eu gritei, "Feche todos os amortecedores." Essa ordem foi obedecida, mas o choque veio antes que tivéssemos todos eles fechados. Houve uma corrida de água em meu stokehole. Estávamos de pé em placas cerca de seis metros acima dos tops de tanque, ea água veio em cerca de dois metros acima das placas. Juntamente com o Sr. Hesketh eu pulei pela entrada para a seção No. 5. A porta estanque entre a seção estava então aberta, mas fechou assim que pulamos. Esta porta é trabalhada a partir da ponte. Eu não sei se mais homens em meu stokehole foram salvos. A água estava chegando rápido o suficiente pelo lado do navio para inundar o lugar.

Mr. Frederick Barrett representado no filme
"Titanic" de James Cameron.
Perna quebrada do engenheiro
Pouco depois, a ordem veio da sala de máquinas para enviar todos os foguetes para cima. "A maioria deles subiu, mas foi-me dito para ficar com os engenheiros para fazer qualquer recados." Sr. Harvey, Sr. Wilson, Shephard e eu esperei na seção No. 5. O Sr. Harvey disse-me para enviar alguns bombeiros para algumas lâmpadas. Da mesma forma que pegamos as lâmpadas, a luz elétrica se acendeu novamente. Eles devem ter mudado os dínamos. O Sr. Harvey me disse para buscar alguns bombeiros para desenhar os fornos. Peguei cerca de 15 bombeiros e eles desenharam os 30 fornos na seção. Que ocupou cerca de 20 minutos. Olhei para o indicador e descobri que não havia água nas caldeiras. O navio, em sopro de vapor, tinha explodido-lo. O Sr. Harvey me disse para levantar o prato do buraco do homem, o que eu fiz, e depois o Sr. Shephard, correndo para fazer alguma coisa e não perceber a placa tinha sido removida, caiu e quebrou a perna. Levantamo-lo e o colocamos na sala de bombas. Cerca de um quarto de hora depois que os fogos foram desenhados, houve uma corrida de água. [Lord Mersey:] Você viu se esta água estava vindo através da antepara ou sobre ela? [...] Eu não parei de olhar, o Sr. Shephard me ordenou que subisse a escada. "Barrett acrescentou que achava que alguma coisa tinha dado lugar quando a corrida de água veio.

Daily Sketch, Quarta-Feira, 8 de Maio de 1912. 


Reconstituição do momento da ruptura no documentário
Titanic: Mistério Solucionado, da History Chanel.

De acordo com o relato dado em uma noite para lembrar quando a água de repente começou a jorrar através do anteparo para a frente Shepherd pediu a Harvey e Barrett para sairem, mas Harvey apressado para salvar seu colega, a última coisa que Barrett percebeu como ele subiu a escada de escape foi o dois engenheiros desaparecendo sob uma torrente de água gelada. O testemunho de Barrett ao inquérito britânico não menciona esse cenário e realmente indica que Shepherd já havia sido levado para outro compartimento antes daquele em que ele foi ferido ficou inundado e, portanto, Barrett não poderia tê-lo visto quando ele fugiu. A verdade permanece um mistério. O testemunho posterior de Barrett sugeriu que o anteparo que cedeu pode ter sido enfraquecida por um incêndio que permaneceu nos bunkers durante toda a viagem:

Tinha alguma coisa a ver com o desastre?

 Lord Mersey colocou ontem uma pergunta impressionante a Frederick Barrett, um dos principais foguistas do Titanic. Depois que Barrett descreveu o surto de fogo em um dos bunkers de carvão, o senhor Mersey perguntou se ele achava que o fogo tinha alguma coisa a ver com o desastre. Barrett respondeu que seria difícil dizer. No dia anterior, Barrett foi perguntado se a corrida de água que o levava ao convés era devido a um anteparo que cedia, mas ele disse que não podia dizer. Ontem, ele disse que depois que o bunker onde o incêndio ocorreu tinha sido limpo, o anteparo que correu por que bunker foi danificado, e ele atribuiu isso ao fogo. Barrett disse que quando ele correu até o convés do passeio só restavam dois barcos. Viu alguma mulher? "- As mulheres estavam subindo da popa. Eu não sei de onde eles estavam vindo. Seu barco não foi abaixado até que todas as mulheres foram tiradas do convés.

Daily Sketch, Quarta-Feira, 9 de Maio de 1912.

Mr. Frederick Barrett em uma reconstituição do naufrágio
no documentário Titanic: Mistério Solucionado
da History Chanel.

Barrett foi posto no comando do barco salva-vidas 13. Em torno de 1.40 am o barco foi abaixado com sucesso embora os ocupantes fossem limitados afim de evitar uma torrente da água de um lado do navio e quando tinha alcançado a água, Barrett e o marinheiro Robert Hopkins tiveram que trabalhar rapidamente para cortar o barco das quedas, como drifted sob o lifeboat 15 que tinha começado sua descida. Às 4h 45 Barrett trouxe seu barco e seus ocupantes com segurança para o lado do navio de resgate, o Carpathia. Algumas semanas depois, em 25 de Maio, Frederick Barrett estava trabalhando no Olympic. Quando o Senador Smith foi visitar o irmão do Titanic e o capitão Haddock como parte de sua investigação, Haddock mencionou que um de seus foguistas tinha estado a bordo do Titanic, e Smith então desceu à sala de máquinas para conversar com Barrett e obter uma melhor impressão de como as condições tinham sido a bordo Titanic nas salas das caldeiras no momento da colisão.

Mr. Frederick Barrett em uma reconstituição do
naufrágio pela National Geografic.


Credits
Eric Paddon, USA
George Behe, USA 

Referências e Fontes:

Agreement and Account of Crew (PRO London, BT100/259)
Daily Sketch, Wednesday, May 8-9, 1912
Dave Bryceson (1997) The Titanic Disaster: As Reported in the British National Press April-July 1912. Patrick Stephens Ltd. ISBN-1-85260-579-0
John P. Eaton & Charles A. Haas (1994) Titanic: Triumph & Tragedy, 2nd ed. Patrick Stephens Ltd. ISBN 1 85260 493 X
John Eaton & Charles Haas (1992) Titanic: Destination Disaster, Patrick Stevens Ltd. ISBN 1 85260 534 0
Walter Lord (1976) A Night to Remember. London, Penguin. ISBN 0 14 004757 3
Don Lynch & Ken Marschall (1992) Titanic: An Illustrated History. London, Hodder & Stoughton. ISBN 0 340 56271 4
United States Senate, Washington 1912. n° 806, Crew List
United States Senate (62nd Congress), Subcommittee Hearings of the Committee on Commerce, Titanic Disaster, Washington 1912
Wreck Commissioners' Court, Proceedings before the Right Hon. Lord Mersey on a Formal Investigation Ordered by the Board of Trade into the Loss of the S.S. Titanic

Disponível em:
Encyclopedia Titanica (https://www.encyclopedia-titanica.org/titanic-survivor/frederick-barrett.html)

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